SECRETARIA MUNICIPAL DA EDUCAÇÃO
Núcleo
Municipal de Tecnologia Educacional Professor Antonio
Armando Cardoso de Aguiar ____________________________________________________________________________________________________________________
Rua Bonifácio Ribas, 241 –
Vila Coronel Cláudio – Ponta Grossa – Paraná – CEP: 84.025-155 – Telefone: (042)
3901-2021 - email: ntm@pg.pr.gov.br
Projeto: Gêneros Textuais
através da história Chapeuzinho Vermelho
1.
Identificação
Nome do cursista
|
Fabrine Guimarães da
Silveira
|
Nome da Escola: Frederico Constante Degraf Local Ponta Grossa - Pr
|
|
Série: 4º ano
Número de alunos: 32
|
|
Professores envolvidos:
Fabrine
Guimarães da Silveira
|
2.
Problemática a ser estudada / Definição do Tema
Diferentes gêneros textuais, sua utilização e seus suportes. A
utilização da informática como ferramenta da aprendizagem.
|
3.
Justificativa
A literatura infantil
deve fazer parte da vida de adultos e crianças, tanto na escola, quanto em
casa. Com os contos clássicos tornamos a aula mais atrativa, dinâmica,
prazerosa e mais próxima da realidade dos alunos, além de trazer ensinamentos
de valores e atitudes.
Quando aliamos a
utilização dos contos de fadas com o uso das tecnologias estamos
proporcionando aos alunos uma aprendizagem mais significativa.
Com os contos de fada
valorizamos a língua como veículo de comunicação e expressão das pessoas e
dos povos, abrangendo o desenvolvimento da linguagem, da leitura e da
escrita.
Desenvolver o hábito
pela leitura é um processo constante que deve ser sempre estimulado na escola
e em casa.
Quanto mais cedo a
criança tiver contato com os livros e perceber o prazer que a leitura traz,
maior será a chance de torná-la um adulto leitor, pensante e crítico.
|
4.
Objetivo (s)
• Reconhecer a leitura como fonte de informação e prazer.
• Aprimorar o gosto pela leitura.
• Reconhecer diferentes gêneros textuais.
• Identificar a sequência lógica de uma história, com começo,
meio e fim.
• Produzir textos diversos ( bilhete, conto de fadas, carta,
convite, cardápio, receitas ...).
• Utilizar os recursos do computador na produção de textos e
jogos.
• Preparar a criança para a aprendizagem da leitura e da
escrita, de maneira lúdica e criativa;
• Refletir sobre os princípios éticos, morais e culturais
apresentados nas histórias, interligando-os
com a realidade atual, desenvolvendo a habilidade da
argumentação;
• Desenvolver a linguagem oral e corporal.
• Resolver situações problemas.
|
5.
Conteúdos
Língua Portuguesa: Diferentes gêneros textuais, pronomes,
interpretação e produção de texto.
Matemática: Situações problemas, sistema de numeração decimal,
geometria (localização).
Informática: Utilização de editor de texto (formatação de
caracteres, página e inserção de imagens), Publisher, Linguagem Logo.
Conhecimentos Sociais: interligação entre a zona urbana e a
zona rural.
Conhecimentos Naturais: Solo: tipos de solo, utilização e
cuidados.
Artes: confecção de fantoches e dramatização das histórias.
|
6.
Disciplinas envolvidas
Língua Portuguesa, Matemática, Conhecimentos Sociais, Artes,
Conhecimentos
Naturais.
|
7.
Metodologia / Procedimentos / Cronograma
O projeto será desenvolvido durante o mês de agosto com aulas
expositivas, apresentação de vídeos, leitura de livros de literatura
infantil, atividades desenvolvidas em sala de aula e no laboratório de
informática. Serão utilizados recursos do computador para a produção de
textos , jogos educativos e programação.
|
8.
Recursos a serem utilizados (tecnológicos ou não)
Livros de literatura infantil: Chapeuzinho Vermelho,
Chapeuzinho Amarelo, Chapeuzinhos
Coloridos, A Verdadeira História de Chapeuzinho Vermelho,
Chapeuzinho Vermelho do jeito que
o lobo contou;
Televisão e DVD;
Computador: editor de texto, jogos com o software Publisher,
Linguagem Logo;
Data-show;
Câmera digital;
Apresentação de um vídeo do YOU TUBE.
Sulfites, papel dobradura, cartolina, camurça,eva etc. ;
Lápis de cor·
Tesoura,cola;
|
9.
Registro do processo
Durante o mês de agosto será desenvolvido o
referido projeto. Estarei trabalhando as diversas versões do conto de fadas
Chapeuzinho Vermelho, a partir deste conto trabalharei gêneros textuais
variados, além da utilização do computador como ferramenta de aprendizagem e
desenvolvimento do raciocínio matemático. Faremos produções textuais
variadas, observando seus suportes e suas utilizações. Na sala informatizada
os alunos trabalharam com a Linguagem Logo, além do aplicativo Word e jogos
elaborados no Publisher.
|
10.
Avaliação e Resultados esperados
Com o desenvolvimento do projeto, espero conseguir despertar o
gosto pela leitura nos alunos, além de proporcionar a leitura de diferentes
gêneros textuais percebendo sua utilização.
Empregar o computador como ferramenta na aprendizagem dos alunos e
ensiná-los a usar alguns programas disponibilizados na máquina.
|
11.
Divulgação / Socialização do Projeto realizado
Blog;
Evento: Mostra Pedagógica SME Ponta Grossa 2014
|
12.
Referências Bibliográficas
Filme: Deu a louca
na Chapeuzinho Vermelho
Livros de
Literatura Infantil:
Chapeuzinho
Vermelho
Chapeuzinho Amarelo
Chapeuzinhos
Coloridos
A verdadeira
História de Chapeuzinho Vermelho
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário